Fabrico

Fábrica

Fabrico Artesanal de Gelados EMANHA

Os nossos gelados são fabricados artesanalmente, com os ingredientes mais frescos e com a mais alta qualidade, típica dos produtos Emanha. São cerca de 40 anos de tradição na confecção de gelados e doçaria complementar.

O desafio surgiu no final da década de 70, tendo como base a necessidade de criar postos de trabalho para uma família originária de Angola, de onde saíra por razões de segurança na altura da independência. Tratava-se de um projecto arriscado, tendo em conta as condições existentes, e só pôde ser levado a cabo graças a muitos sacrifícios e algumas boas vontades. Da conjugação de todos nasceu, na Primavera de 1980, a nossa primeira geladaria de fabrico artesanal, localizada na bonita marginal da Figueira da Foz, junto à rotunda de Buarcos.

A principal aposta foi, desde o início, na qualidade do produto. Procurámos a melhor tecnologia, as melhores matérias-primas. O resto foi aprendizagem, uma vez que nenhum dos intervenientes tinha até então qualquer experiência nesta actividade.

Quase três décadas depois, com dois estabelecimentos na Figueira da Foz e um no Parque das Nações, em Lisboa, nos quais se pode saborear uma grande variedade de gelado artesanal de elevada qualidade, acreditamos ser detentores de um know-how que nos coloca ao nível das geladarias mais conceituadas do país.

Disso nos dá conta a fidelidade dos clientes Emanha, que nos privilegiam com a sua preferência. De pais para filhos e destes para a geração que se lhes segue, de amigos para amigos, o nome vai passando: Emanha, que no país de origem significa “pedra grande”, vai-se impondo noutro continente como nome de gelado.

Emanha IPL

“Desenvolvimento de um novo produto – Gelado Artesanal de Algas e Kefir”

“O Kefir é um leite fermentado, originário das montanhas do Cáucaso, do Tibete e da Mongólia, há muitos séculos atrás. Este produto é obtido através da ação das bactérias ácido-lacticas e leveduras contidas nos seus grãos, onde vivem em simbiose, envolvidas por uma matriz de polissacáridos conhecida como kefiran.
Este leite é considerado um alimento potencialmente probiótico com propriedades benéficas para a saúde devido à sua elevada carga de microrganismos vivos. Outro benefício associado ao leite fermentado por Kefir é o seu teoir reduzido de lactyose que proporciona uma melhor digestão e funcionamento do trato intestinal a pessoas intolerantes a este açúcar natural do leite.

As culturas probiótico são suplementos microbianos que aumentam de forma significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos. (…) Para além dos benefícios em termos nutricionais e de saúde que proporcionam, as culturas de microrganismos probióticos podem igualmente contribuir para uma melhoria do sabor final de determinados alimentos pois, apresentam a característica de promover uma acidificação, que pode ser controlada através de binómios tempo/temperatura, durante a produção e armazenagem.

Os polifenóis são os antioxidantes mais abundantes na dieta dos humanos e estão presentes sobretudo na fruta, nos vegetais, no chocolate e em bebidas como o chá, o café e o vinho tinto. Os polifenóis, como antioxidantes, têm a capacidade de prevenir os danos celulares provocados pelo stress oxidativo. O consumo de produtos cujos níveis de antioxidantes são elevados, oferecem comprovados benefícios para a saúde, principalmente como agentes protetores contra doenças cardiovasculares.

O presente estudo incidiu na otimização do processo de fermentação de Kefir e no desenvolvimento de um gelado artesanal, tendo como matéria prima principal o Kefir e algas.

Gelado artesanal de algas e kefir

gelado-algas-e-kefir
Gelado de Algas Kefir
Desenvolvido pelo Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GIRM-IPLeiria) para a Geladaria Emanha, é caracterizado como «único, inovador e saudável». Adequado para quem é intolerante à lactose, este gelado nasceu a partir de um projecto de investigação desenvolvido no âmbito de financiamento promovido pelo QREN/IAPMEI/MaisCentro (Vale Inovação). O valor total do investimento para criar este gelado foi de 33 250 euros.

O GIRM-IPLeiria lembra que as algas «têm um elevado potencial nutricional e funcional», uma vez que «permitem a adição de compostos naturais com grande capacidade antioxidante». Já o kefir, é um alimento «formado por mais de quarenta tipos diferentes de lactobacilos e leveduras» que beneficiam a «regulação da flora e melhoramento do trânsito intestinal.

PRÉMIOS: primeiro lugar no Concurso InovCluster de Produtos Alimentares Inovadores.

in IPL – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Com um montante de investimento de 33.250,00 euros, o projeto “Desenvolvimento de um novo produto – Gelado Artesanal de Algas e Kefir”, tem como objetivo introduzir melhorias ao nível da organização e gestão da empresa e estimular a sua presença no mercado nacional e internacional, criando soluções que facilitem a inovação e competitividade. Foi financiado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro, no montante de 28.220,00 euros, provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.